sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A cidade dos amantes

Ontem Ricardo e eu fomos ao cinema assistir ao filme O turista com Angelina Jolie e Johnny Depp.
Sabíamos da sinopse e só o fato de se passar em Veneza já nos levou à escolha dentre tantos outros bons que estão em cartaz.
Eu havia lido uma crítica que falava da prepotência de Jolie no filme, o que é uma verdade, mas não sei se pelo simples fato de rever Veneza adorei o filme, mas a estória é interessante sim, não tem aquelas cenas mirabolantes costumeiras nos filmes dela, claro que tem um 'quê' de Piratas do Caribe kkkk em 1 ou 2 cenas, mas nada que quebre o encanto da paisagem.

Tudo começa em Paris, a cidade européia preferida de Ricardo até agora, e se desenrola depois de uma viagem de trem dos protagonistas pra Veneza, minha cidade européia preferida até agora!
O trem já nos causou um sentimento de nostalgia, não fizemos esse percurso, mas trem na Europa tem todo seu charme, independente do trajeto. O restaurante nos lembrou quando tomamos café-da-manhã numa viagem entre Madrid e Barcelona e comentamos na ocasião que estávamos nos sentindo num filme hollywoodiano.... uma delícia.
Na chegada à Veneza, o anúncio da estação de Santa Lucia nos deu um arrepio na espinha, as escadas da fachada da estação, o Grande Canal logo a frente, o hotel que nos hospedamos as 2 vezes que fomos pra lá fica bem ao lado da estação. Ai que vontade de voltar loooogo a Veneza.
Já conhecemos algumas cidades legais na Europa, mas não é à toa que Veneza é conhecida pelo seu romantismo e é carinhosamente chamada de A cidade dos amantes e continua sendo a minha preferida. Lá tudo é mágico, seja no calor ou no frio, uma amiga minha foi lá e pegou muita neve, nós fomos no outono, pegamos dias quentes e outros bem frio e em todas as situações nada se compara àquela paisagem tão encantadora e intrigante das ruelas e os canais estreitos que as cortam.
Sempre tive muita vontade de conhecer a cidade e alguns anos atrás li sobre a constatação de que Veneza afundava 1cm a cada ano e que se não fossem tomadas providências isso seria o fim. Lembro-me que fiquei desolada e pensei 'eu tenho que conhecer Veneza antes que ela afunde' e na primeira vez que viajamos à Europa claro que ela estava no roteiro.
Chegamos tarde da noite, fomos localizar o hotel e ainda fomos dar uma caminhada por perto só pra dar aquela espiadinha sabe, não resisti em estar em Veneza e ir logo dormir, nem pensar kkkk. No outro dia acordamos cedo, eu principalmente estava ansiosa, pegamos nosso roteiro e fomos embora.
Andamos muito, comemos a melhor pizza das nossas vidas, não lembramos o nome do lugar, pois era uma lanchonetezinha bem pequena perto de uma escola, nos arrependemos por não ter anotado o nome e o endereço, pois quando voltamos em outra oportunidade não encontramos mais.

As cores das casas, o trabalho das portas de madeira, as roupas penduradas entre um prédio e outro são peculiares, fazem parte mesmo do cenário, além do sorvete italiano que não tem melhor no mundo! 
E ontem no filme, revendo aquela paisagem lembramos muito dos ótimos momentos que passamos lá e que com certeza iremos repetí-los outras vezes.
Afinal, A cidade dos amantes sugere muitas aventuras...









2 comentários:

  1. Eita Cynara, Veneza também é das minhas mais, mais, fico sempre em crise em dizer que é a mais porque amei também Amsterdam, mas Veneza é diferente de tudo!
    E sim, aquela saída da estação com o Grand Canal arrepia a espinha mesmo!!
    Tive a sorte de voltar lá pouco antes de voltar pro Brasil de vez, dessa vez fui com meu marido, e foi mais encantador ainda!! Ele também se apaixonou! É daquelas cidade que só em ficar ali na beira do canal olhando a confusão de barcos já paga não é?
    Bem, poderia escrever outro post falando de Veneza, fiquei curiosa, vou assistir o filme!
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabíola, veja o filme mesmo, vale a pena, só as lembranças de lá já pagam o ingresso. Eu também adorei Amsterdam, mas pra mim não barra Veneza. Um grande bj.

    ResponderExcluir