segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Uma pausa

Ontem assisti ao reprise do Saia Justa da quarta-feira. Dei um cochilo à tarde e o sono demorou muito a chegar, mas valeu a pena porque o tema discutido caiu como uma luva pra mim...quase levantei da cama pra passar por aqui e escrever, senti necessidade de 'conversar ' mas desisti porque assim com certeza meu sono iria embora de vez e hoje eu precisava levantar cedo...
A discussão foi sobre 'uma pausa na vida' de uma pessoa, sabe aquelas mudanças que acontecem de repente, sejam elas planejadas ou inesperadas? Àquelas que nos obrigam a parar, repensar na vida, nos objetivos, sonhos, desejos, planejamentos...

O que foi muito debatido foram as incertezas desses momentos, os questionamentos que fazemos quando passamos por isso, mesmo que essa pausa seja planejada gera dúvidas porque o incerto traz medos, e é muito pior quando ela chega de imprevisto, aí sim o bicho pega!

Pensei muito sobre isso, tive muita vontade de me sentar naquele sofá e discutir com eles, tinha tanta coisa pra falar...como eu queria naquele momento estar diante de alguém com quem eu pudesse discutir isso, contar a minha experiência e desabafar meus anseios, como também ouvir opiniões fora do meu contexto.

A dúvida com certeza é a maior companheira dessas pausas, é nela que nos apoiamos, é ela quem nos ampara, é ela quem nos faz achar que ainda precisamos pensar mais, planejar mais, é ela a culpada por noites insones, é ela a culpada por aquele dia de mau-humor aparentemente sem razão, é ela quem faz nossas cabeças arderem com pensamentos que depois de analisá-los muitas e muitas vezes achamos que foi tempo perdido, é ela quem nos faz precisar de momentos sozinhos, é ela que serve de desculpa por adiarmos decisões, e depois desse sentimento a palavra mais pensada e falada é 'será?'

Perdi a conta de quantas vezes pronunciei silenciosamente 'será?' quando estava no trânsito sozinha no carro, quando perco o sono no começo da manhã ou quando estou buscando-o à noite e ele teima em não chegar. A dúvida traz relutantemente essa pergunta, uma complementa a outra, são inseparáveis.

Continuo percorrendo esse caminho, já me disseram, assim como ontem no programa, que todos precisamos de um período sabático e que ele varia de uma pessoa pra outra. Nada mais é do que uma pausa, um repouso, mas gostaria muito de saber quando ele chega ao fim, quando é chegada a hora de recomeçar e como!


2 comentários:

  1. Ahhhh acho q todos temos essas dúvidas (principalmente as mulheres que são mães). A resposta?! Realmente não há uma pessoa que diga: "é agora! Faça isso!".
    Eu tb gostaria de saber...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É verdade Cibele, depois de quase 20 anos trabalhando fora dar uma volta de 360º não é fácil, mas tenho certeza que chegarei a uma resposta pelo menos satisfatória, porque perfeita e convicta do sucesso sei que não chegarei, mas uma certeza que tenho é que meus filhos merecem esse tempo que estou dedicando a eles. Tudo a sua hora. Se eu encontrar a resposta eu falo ok kkk?

    ResponderExcluir