quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Carne de Potenza

Essa carne tem vários nomes e várias formas de se fazer, uns a chamam de Carne de Potenza, outros de Carne Louca e ainda Carne Maluca, as receitas são praticamente iguais, com pequenas mudanças mas que no fundo o resultado é muito parecido.
Eu chamo de Carne de Potenza porque foi assim que a conheci através de uma amiga quando éramos sócias num escritório de design, fui ao aniversário da filhinha dela e lá estava essa maravilha, pedi a receita claro.

Inicialmente sempre tinha na geladeira mas há tempos não fazia e como estou na fase 'loba' comendo mais carne vermelha devido a minha dieta, resolvi ter uma opção a mais de carne pra variar meu cardápio.

Esse preparo é muito indicado pra servir como aperitivo com pão, eu vou comer com salada no jantar porque não estou comendo nenhum tipo de massa!

Bom, lá vai:

Ingredientes

1 peça de lagarto bovino (lombo) de aproximadamente 1,5kg
1 xícara de vinho tinto (se tiver branco aberto não tem problema)
1 cebola grande cortada em 4 pedaços
1 molho de coentro

Colocar a carne limpa inteira na panela de pressão, acrescentar o vinho, o coentro inteiro mesmo, a cebola e água suficiente para cobrí-la. Após pegar a pressão deixar por 30min. Desligar, tirar da panela e deixar esfriar.

Molho

3 tomates cortados em rodelas bem finas
2 cebolas cortadas em rodelas bem finas
1 pimentão cortado em rodelas bem finas
1 xícara de óleo
1 1/2x de vinagre de vinho branco
1/2 x de azeite
orégano e alecrim desidratados a gosto

Quando a carne estiver completamente fria fatie o mais fino possível, se tiver serra elétrica ótimo porque é bem rápido, caso não tenha coloque na geladeira enrolada em filme plástico até ficar bem gelada e corte com serra normal, fica muito bom também, ou ainda colocar no congelador e depois de congelada passar no corta-frios, eu cortava inicialmente com a serra normal e agora uso a serra elétrica.

Coloque numa frigideira grande ou numa panela larga um pouco de azeite pra esquentar, refogue as cebolas, os pimentões e os tomates (nessa ordem), quando estiverem molinhos mas ainda resistentes acrescente as fatias de carne aos poucos. Quando tiver colocado toda a carne acrescente o óleo, o vinagre, o azeite e eu coloco 1/2 xícara de água pra suavizar (mas isso fica a critério de cada um), deixe ferver por uns 5 minutos. Coloque num refratário, polvilhe orégano e alecrim (ou outras ervas que goste) por cima, deixe esfriar completamente, tampe ou cubra com filme plástico e leve à geladeira. O ideal é consumir 2 dias depois pra apurar bem. Sirva gelada com pão francês ou use a imaginação e a criatividade...




Ah, pode ficar na geladeira e ser consumida aos poucos, aqui em casa nunca ficou mais 1 semana kkkk, mas é preciso ter cuidado ao pegar as fatias sempre com talheres limpos pra não azedar o molho ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário