segunda-feira, 9 de julho de 2012

Espumone - uma sobremesa deliciosa e prática

Minha mãe gostava muito de cozinhar e fazia isso muito bem, hoje em dia ela só vai pra cozinha quando não tem outro jeito...uma pena! Quando ela casou ganhou de minha vó um livro de receitas Dona Benta, lembro-me de muitas situações de minha infância de minha mãe usando esse livro.
Comecei a cozinhar muito cedo, inicialmente apenas bolos e sobremesas, com 12 anos eu fazia as sobremesas e bolos do final de semana, nossa casa sempre estava cheia e eu assumia essa parte. Depois que casei fui me aprofundando e hoje cozinho além dos doces, na verdade acho que sou melhor em pratos principais do que sobremesas e bolos, esse departamento minha irmã assumiu rsrsrsrs.

No ano passado minha mãe fez uma arrumação nos armários dela e me deu o livro Dona Benta, está velhinho, sem capa e com as páginas bem amarelinhas...mas adorei o presente e de vez em quando recorro a ele. Vi que várias edições dele foram atualizadas e resolvi procurar pela mais recente e comprei. O livro é bem grande e cheeeeio de dicas. Claro que o vocabulário está atualizado, alguns temperos foram substituídos, algumas receitas retiradas. O que sinto em algumas receitas é a falta de alguma informação mais detalhada com o tamanho da forma..., mas com a prática você adquire um certo conhecimento e vai ajustando.

O meu velhinho....

E o novo.....

Na última sexta-feira queria fazer uma sobremesa diferente e onde fui procurar? Dona Benta!
Escolhi o Espumone, achei a receita na versão nova do livro, vi que era prática e fácil de fazer.

Ingredientes:

1x. de chá de açúcar
1/2 copo de água
4 c.  de sopa de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leitede vaca
4 gemas
4 claras batidas em neve
2 c. de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de fazer:

Derreta a xícara de açúcar e quando ele estiver todo derretido junte a água e o chocolate. Deixe o açúcar caramelizar com o chocolate e 'unte' com esse caramelo uma forma de anel e reserve.

Faça um creme com o leite condensado, o leite de vaca e as gemas. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Reserve e deixa esfriar completamente.

Batas a claras em neve, junte as 2 c. de açúcar, bata mais um pouco e acrescente o creme de leite sem o soro.

Quando o creme de leite condensado estiver frio, junte ao suspiro, mexa bem e despeje na forma caramelizada. Leve ao congelador e só desenforme no dia seguinte.

Como só percebi esse detalhe do tempo no congelador quando já estava com quase tudo pronto rsrsrsrs não foi possível apreciar na sexta à noite como eu queria, assim minha irmã levou pra casa dela e foi a sobremesa do almoço do domingo. Eu cheguei um pouco atrasada pra o porque tinha ido à praia pra dar uma olhada na casa, mas ela fotografou... e eu comi quando cheguei claro!!!




DICA 1 - Quando acrescentar a água ao caramelo ele vai endurecer, baixe o fogo e vá mexendo desmanchando com uma colher os pedaço que vÃo se formar, tenha paciência porque demora um pouco, mas derrete tudo de novo, não fica muito grosso.

DICA 2 - Se o creme de leite for de caixinha pode colocar direto, sem tentar tirar o soro.

DICA 3 - Se você achar que o Espumone não será consumido de uma vez, desenforme num prato que possa ir ao congelador porque o que sobrar precisa voltar ao congelador.

Gente, fica uma delícia e não é muito doce, a harmonia é perfeita.

Espero que gostem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário