terça-feira, 26 de julho de 2011

Toledo - a cidade das espadas

De  Madri resolvemos passar um dia em Toledo, cidade que fica a meia hora de trem. Já que adoramos os trens da Europa, lá fomos nós. Partimos da estação de Atocha, centro de Madri. Compramos as passagens de ida e volta juntas, assim se economiza além de não correr o risco de não encontrar passagem de volta lá em Toledo.


Trem super confortável

Toledo é uma cidade histórica muito importante na Espanha. É de 190 a.c e viveu uma época onde ficou conhecida como a 'Cidade de três culturas': a árabe, judia e cristã. É famosa até hoje por sua produção de aço, mais especificamente da produção de espadas. Cervantes menciona a cidade em suas obras e El Greco, que morou por algum tempo lá, usou sua paisagem como base para muitas de suas obras.


Chegamos lá e estava um dia lindo de sol, apesar do ventinho frio do outono europeu. A velha estação não é grande mas muito  bem conservada e cheia de turistas por todos os lados.


Estação de trem

Caminhamos um pouco subindo em direção à montanha onde fica a cidade histórica. Chegamos diante de um pórtico imponente por onde precisamos passar pra darmos início a nosso passeio medieval.

Pórtico de entrada para as muralhas

As ruas da cidade são estreitas e cheias de casas e pequenos prédios muito rebuscados, feitos em sua maioria e pedras mas as portas e adornos trazem toda a arquitetura do séc VII à tona.

Passeamos muito e vimos muitos jovens, coisa que nos surpreendeu por ser uma cidade tipicamente histórica e esse tipo de turismo não os atrai muito.

Vimos que a cidade tem muitos bares e neles um barulho, um movimento grande de gente entrando e saindo, e fomos conferir. Entramos num que gostamos da fachada. Pedimos uma cerveja e a garçonete muito simpática puxou papo, resolvemos então tirar uma foto com ela. 

Continuamos caminhando pelas ruelas de Toledo, não sabia pra que lado olhar, se pra cima, pro lado direito, esquerdo.... 

Chegamos à catedral. É uma bela construção, imponente mas fica num canto sem muito espaço que não dá pra enquadrar pra foto acredita?


Como disse anteriormente, Toledo tem como tradição a fabricação de espadas e isso é muito evidente por todos os cantos da cidade. As lojas vendem armaduras em tamanho real, tivemos muita vontade de comprar um escudo mas ainda tínhamos muito chão pela frente e seria um transtorno pra nós, assim compramos uma miniatura de um cavaleiro. 








Nosso trem era no final da tarde, queríamos ficar mais tempo mas não encontramos passagens pra noite. Seguimos em direção ao ponto de ônibus que pegaríamos até a estação. Fica numa bonita praça repleta de restaurantes e bares.


Enquanto esperávamos o ônibus, havia um grupo de 3 pessoas do nosso lado. Um deles começou a cantar ópera, Ricardo aplaudiu e começou a puxar conversa. Ele era italiano, trabalhava como comissário de bordo e adorava o Brasil. Ele conhecia Olinda e Itamaracá, Roraima (achamos muito estranho isso kkkk) e o Rio de Janeiro. Falava português muito bem e tinha como hobby cantar. Pegamos o ônibus juntos e seguimos para a estação. Nos despedimos dele e seguimos nossas viagem rumo à Madri.

Quando olhamos pra o cavaleiro que fica no nosso cantinho de lembranças de viagens sempre comentamos que voltaremos a Toledo pra curtir a noite de lá, ficou a impressão de que aqueles bares maravilhosos são bem agitados.

Ah, outro dia falando com um primo que está no Reino Unido comentamos sobre meu blog, falei pra ele entrar aqui e dar uma olhada e sabe o que ele comentou? "Eu já vi, você escreve muito, a viagem toda kkkk", fiquei pensando sobre isso e fiquei me policiando pra não escrever muito, mas não consigo, me empolgo e vou viajando novamente por esses lugares maravilhosos. Acho que preciso exercitar esse meu lado kkkk, não consigo resumir....

2 comentários:

  1. Cynara, continue a escrever muuuuito, pois a riqueza de se ler blogs de viagens, é esta mesmo, muitos detalhes e muito conteúdo, pois assim viajamos junto com vc. Não consigo vivenciar a viagem naqueles trechos curtos e sem vida.

    Continue, vc está de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Karla, muito obrigada pelo retorno. Continue passando por aqui.

    ResponderExcluir