quarta-feira, 13 de julho de 2011

O famoso bolo de leite

Gente, quando eu era bem pequena, tinha de 5 pra 6 anos, morávamos no interior de Sergipe numa cidade bem pequena onde todo mundo se conhecia.
Lá eu e minha irmã éramos as filhas de Dr. Mário, todos sabiam quem éramos e onde morávamos.
Na rua central da cidade tinha um hotel e na lanchonete dele vendia um bolo de leite em fatias. Eu e Juliana vivíamos lá pedindo bolo e colocando na conta de papai.
De lá fomos morar em Aracaju e depois em São Paulo, até então minha mãe não tinha a receita do famoso bolo e olhe que ela era uma 'boleira' de mão cheia, até que depois de 4 anos voltamos a morar em Garanhuns e acreditem, finalmente ela conseguiu a receita com uma amiga. Felicidade total em casa e bolo de leite diariamente claro,  eu fiz questão de aprender a fazer pra não depender de ninguém né kkkk.
Essa receita passou a fazer parte da rotina de nossas casas, minha e da minha irmã, além de ficar famosa nas empresas onde trabalhei, sempre que eu levava o bolo pra um lanchinho diferente fazia o maior sucesso e a maioria das meninas pedia a receita. Passei pra todas que pediram, e hoje lembrei desses momentos e queria compartilhá-la com quem ainda não tem.
Lá vai, é super fácil e não precisa ter mãos de fada pra fazê-lo ok?

Ingredientes:

5 ovos inteiros
3 c. de sopa bem cheias de margarina
3 x. de chá de farinha de trigo sem fermento
3 x. de chá de açúcar (eu uso 2 1/2x porque não sou muito chegada a doce)
1 litro de leite

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes juntos no liquidificador e bata o suficiente pra misturá-los bem (deixe um pouco do leite pra acrescentar depois caso não caiba no copo do liquidificador). Se você tiver deixado um pouco de leite reservado pode acrescentar nesse momento e não é necessário bater novamente.
Coloque a massa numa fôrma de anel untada e polvilhada e leve ao forno por aproximadamente 30/40 min (vai depender do forno) até que o palito saia um pouco 'sujinho'. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e aproveite, é uma delicia!!!!

PS: Não leva fermento e não tire do forno quando o palito sair completamente limpo, o bolo endurece um pouco depois de frio.

É isso, será que alguém se habilita? Quero saber hein! 
Olha a carinha dele aí....

4 comentários:

  1. Fernanda Calado- VPO27 de julho de 2011 às 10:36

    Cynara, tudo bem??
    Sou lá do VPO e, engraçadas as coincidências, meus pais são de Garanhuns e grande parte da minha família ainda mora em Recife!!! Um dos meus tios é prefeito de Angelim, cidadezinha próxima a Garanhuns!!!
    Adorei seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Menina que coincidência. Não sei se é nesse mandato ou no anterior, meu pai era muito amigo do prefeito de Angelim, conheço a cidade sim, não tenho certeza mas acho que o nome dele é Samuel, é seu tio?
    Que bom que gostou daqui, é meu melhor passatempo.
    Apareça por aqui de vez em quando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vixe... parece mesmo uma delícia. Se eu tiver os ingredientes à mão, vou fazê-lo ainda hj. Obrigada =)

    ResponderExcluir
  4. Faz mesmo Cibele, depois me diz o que achou. Bj

    ResponderExcluir