sexta-feira, 11 de março de 2011

A saudosa Praga

Minha irmã e meu cunhado irão pra o leste europeu em junho e me bateu uma saudade....
Durante o carnaval conversamos sobre a viagem e fiquei com uma vontade de voltar por lá, também, quem vai à Praga, Budapeste, Viena e não quer voltar?
Assim, resolvi postar aqui um pouquinho do que fizemos em Praga, Viena, Berlim, Budapeste, mas vou colocar posts separados aos poucos pra não ficarem muito longos, quem sabe ajuda alguém que está organizando uma viagem pra essas cidades? Quando viajamos sempre entro em blogs pra pegar dicas, são muito valiosas principalmente pra quem vai sem agência de viagens, que é o nosso caso.
Lá vai...




Praga tem a Venceslau que é a avenida de entrada digamos assim, o relógio astronômico, a catedral de São Nicolau e a praça bem no centro. É tudo bem próximo lá, a cidade, pelo menos a parte turística, é pequena. Vale muito a pena conhecer o castelo, lá tem a igreja de São Victor, muito bonita. Tem um parque que subimos andando nele pra chegarmos ao castelo mas tem gente que vai de bonde, preferimos subir a pé, tiramos fotos lindas no caminho. Tem a ponte Carlos que é imprescindível caminhar por ela. Tem muitos artistas fazendo caricaturas e algumas pessoas vendendo bijus... comprei um bracelete de couro lá, lindo mas Nina comeu!!!!


Nós fomos a um concerto à noite na São Nicolau. O concerto na Nicholas Church que fica na Old-Town Square,  na praça central da cidade antiga. O concerto foi de Bach, Vivaldi e Mozart. Lembro que quando saímos da igreja e estava um frio congelante! Tremíamos de verdade, mas uma delícia kkkk, afinal estávamos em Praga.
Eles ficam vendendo durante o dia os ingressos nas ruas, vale muito a pena, é lindo. É pura música clássica com uma orquestra excelente. Além da S. Nicolau tem em várias outras igrejas, mas optamos por ela.
Quando você vai da Venceslau para a parte antiga, no caminho tem uma feirinha do lado esquerdo com umas barracas, é coisa bem simples. Vendem umas bruxinhas de pano que quando se bate palmas ou se faz algum barulho mais alto ela acende os olhos e se balança toda dando uma gargalhada, é uma graça. A minha eu pendurei no teto num canto de minha sala. A bruxinha está sentada num balancinho, é linda.



Outra coisa que assistimos em Praga que adoramos foi o teatro de fantoches Don Giovanni. Você voltando do castelo fica numa das ruazinhas estreitas no sentido da praça central. O teatro fica do lado direito. Ópera Don Giovanni é às 17h e 20h na Karlova 12, Prague 1. Site www.ticketpro.cz se vocês quiserem comprar com antecedência, mas compramos no dia mesmo. A peça é linda. Apesar do idioma dá pra entender perfeitamente que se trata de uma traição. É ótimo e o teatro é um show à parte. Bem pequeno, todo em madeira, bem legal mesmo.

No antigo bairro judeu tem um cemitério onde foram tantos os mortos que as lápides são amontoadas umas sobre as outras, é chocante, mas passamos por lá. É nesse bairro que tem a casa onde nasceu Franz Kafka. Tem umas sinagogas também. Lembro que almoçamos por lá, tomamos um chopp Stela Artois delicioso mas não lembro o nome e nem encontrei nada do restaurante. Encontramos ele caminhando pelas ruas.

Os prédios do museu nacional e do teatro da ópera são muito bonitos.

Passear pelas margens do Vltava é muito gostoso, e em outubro está começando a esfriar, o vento é bem friozinho, mas nada congelante.

A cidade é de uma beleza particular, ela foi uma das poucas que não foi bombardeada durante as duas grandes guerras mundiais, assim é toda original, nada foi reconstruído, é uma maravilha de se ver.

Ah, e como não podia deixar de ter umas comprinhas.... tem uma loja da Nike na Venceslau muito boa. Voltando da praça da cidade velha fica do lado direito. Encontrei bolsas lá muito bonitas e com ótimos preços. Quando fomos, na etiqueta tinha o preço em coroas thecas e em euros, não sei se ainda tá assim. Tem muitas lojas de cristais por lá, coisas lindas mas pra trazer se torna complicado, mas vale a pena ver a arte deles nesse material.

Uma coisa importante. Fomos enganados por um taxista quando chegamos. Como chegamos às 22h na estação de trem, tivemos dificuldade em pegar um táxi para o hotel, encontramos um preto e ele nos mostrou uma tabela de preços, encaramos e fomos. No outro dia conversamos com a staff do hotel e ela nos informou que só pegássemos os amarelos com AA na porta, esses eram todos confiáveis. Lá nós andamos no trenzinho e de táxi. Nosso hotel ficava a 2 paradas de trem para a Venceslau, era bem perto.

Saímos de Praga com gostinho de quero muuuuito mais, e com certeza voltaremos lá.











3 comentários:

  1. Quem tem uma guia desta não precisa de agência de turismo. Valeu e continue inspirada p me dar mais dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  2. A-há vou mandar para meus pais também!!! Estamos fazendo nosso roteiro para Argentina e Chile, está uma maravilha só!

    ResponderExcluir
  3. Vou continuar postando outras cidades viu Juliana, mas depois não reclame se chegar uma continha de honorários pra você kkkk.

    Oi Mari, mandei alguma coisa que tinha aqui do Chile, era pouca coisa mas pode ajudar. Manda pra teus pais mesmo, apesar deles já conhecerem pode ser útil em alguma dica. Bjs.

    ResponderExcluir